segunda-feira, 30 de agosto de 2010

analise

ANÁLISE DE DESEMPENHO ELEITORAL
PARA DEPUTADO FEDERAL














PARTIDO PROGRESSISTA BRASILEIRO - PPB - AC












Eleições 2002








Tribunal Superior Eleitoral






1. Introdução
O presente trabalho informa sobre o desempenho do partido nas eleições para Deputado Federal no Estado do Acre.

Foram analisados, primeiramente, os municípios que contribuíram para a sua votação, indicando os percentuais de contribuição e o percentual acumulado.

Numa segunda etapa, verifica-se seu desempenho frente aos concorrentes, de forma genérica, mas podendo ser comparados os dados com os de outros partidos para análise ad hoc.

Na terceira parte, mostra-se como se deu a competição eleitoral, analisando-se os índices de fragmentação eleitoral, número de partidos efetivos e a colocação do partido, delineando-se os municípios segundo critérios de concentração eleitoral e dispersão eleitoral, ou seja, onde o eleitorado se fragmentou mais em vista das opções de voto e onde se compactou em torno de alguns partidos.

Finalmente, identifica-se o nível de competição intrapartidária e os quadros do partido. Dessa forma, o partido tem como saber quais são os nomes do partido que angariaram mais votos e em quantas partes o eleitorado se fragmentou em torno deles.

2. Análise do Desempenho do PPB
2.1 Nível de Contribuição para a Votação do Partido
Os Municípios que mais contribuíram para a votação do PPB foram 12, com um total de 93,41% dos votos do partido. Assim, tem-se: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Mancio Lima, Senador Guiomard, Sena Madureira, Rodrigues Alves, Placido de Castro, Xapuri, Porto Acre, Tarauaca, Jordao, Acrelandia. Vide tabela abaixo:



Tabela 1

Nivel de Contribuição de Votos para o Partido
Partido Progressista Brasileiro - PPB
Eleições 2002 - Deputado Federal - AC

Município Votos %Votantes %Votos Válidos Colocação %Contribuição
Rio Branco 22596 16,00% 16,00% 2 55,03%
Cruzeiro do Sul 5247 17,00% 18,00% 3 12,78%
Mancio Lima 2028 35,00% 36,00% 1 4,94%
Senador Guiomard 1505 15,00% 16,00% 3 3,67%
Sena Madureira 1266 9,00% 9,00% 6 3,08%
Rodrigues Alves 1216 29,00% 31,00% 1 2,96%
Placido de Castro 1137 14,00% 15,00% 2 2,77%
Xapuri 1011 15,00% 15,00% 2 2,46%
Porto Acre 834 14,00% 14,00% 3 2,03%
Tarauaca 548 5,00% 5,00% 6 1,33%
Jordao 521 29,00% 31,00% 1 1,27%
Acrelandia 446 9,00% 9,00% 5 1,09%
Bujari 382 12,00% 13,00% 4 0,93%
Manuel Urbano 353 13,00% 13,00% 4 0,86%
Feijo 349 4,00% 4,00% 5 0,85%
Brasileia 345 4,00% 4,00% 4 0,84%
Epitaciolandia 336 7,00% 7,00% 4 0,82%
Capixaba 274 10,00% 10,00% 4 0,67%
Marechal Thaumaturgo 251 8,00% 8,00% 4 0,61%
Assis Brasil 230 9,00% 9,00% 3 0,56%
Porto Walter 141 5,00% 5,00% 7 0,34%
Santa Rosa 43 6,00% 6,00% 5 0,10%
TOTAL 41059 100,00%

Tal distribuição espacial do voto pode ser notada conforme o mapa anexo.

Na análise do mapa, atentar para o caráter de contigüidade, ou seja, os municípios são contíguos, que possuem conexões entre si, servem de referência para o delineamento do foco da campanha do candidato e a averiguação da distritalização do voto.



2.2 Desempenho em relação a outros partidos
Neste tópico, destacam-se os municípios onde o PPB superou os seus oponentes e os níveis de gradação de sua força eleitoral.

2.2.1 Desempenho em relação à Votação Média dos Partidos
A média aritmética é uma medida estatística de tendência central. É igual ao quociente entre a soma dos valores de um conjunto e o número total de valores e serve, neste trabalho, para indicar a votação média dos partidos no município.

A média dos votos é expressa pela seguinte fórmula:



Onde:

i é um elemento do conjunto de partidos; varia de 1 a n

n é o número total de partidos;

é a votação obtida pelo partido i;

é a média aritmética da votação dos partidos.

O PPB obteve um desempenho da votação dos partidos nos Municípios: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Mancio Lima, Senador Guiomard, Sena Madureira, Rodrigues Alves, Placido de Castro, Xapuri, Porto Acre, Jordao, Acrelandia, Bujari, Manuel Urbano, Epitaciolandia, Capixaba, Marechal Thaumaturgo, Assis Brasil, Santa Rosa, que mais contribuíram para a sua votação. Porém, como a média da votação dos partidos está sujeita a grande variação, é necessário analisar outros níveis de sua força, fazendo-se uso do desvio-padrão.



O desvio-padrão é uma medida estatística de dispersão. É a média quadrática dos desvios ou afastamentos dos valores de um conjunto em relação à média aritmética desses valores e serve, neste trabalho, para verificar a variação dos votos obtidos por determinado partido em relação à votação média dos partidos.

O desvio-padrão dos votos é expresso pela fórmula:



Onde:

i é um elemento do conjunto de partidos e varia de 1 a n

n é o número total de partidos;

é a votação obtida pelo partido i;

é a votação média dos partidos;

é o desvio dos votos do partido i em relação à média dos votos dos partidos;

é o somatório dos quadrados dos desvios; e


é a raiz quadrada da média dos quadrados dos desvios.

Na realidade, quando se compara a média da votação dos partidos com a votação do partido em questão, percebe-se a sua posição em relação aos seus concorrentes. Dessa forma, aparecem partidos com votação acima da média e partidos com votação abaixo da média. Todavia, o desvio-padrão é que indica quantos votos variaram para cima ou para baixo da média da votação dos partidos. Nesse sentido, o partido que estiver entre a média e o desvio-padrão estará no padrão de variação dos votos, tanto para mais como para menos.

A partir daí, tem-se a colocação do partido em relação à média da votação dos partidos. Ao somar a média com o desvio-padrão, busca-se avaliar o nível de concentração de votos. Isto é, o partido que superar a soma da média com o desvio-padrão, não só se destaca entre os demais partidos, como concentra mais votos que os seus concorrentes.

Neste sentido, o desempenho do PPB foi acima deste índice nos Municípios: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Mancio Lima, Senador Guiomard, Rodrigues Alves, Placido de Castro, Porto Acre, Jordao, Manuel Urbano. (Vide Tabela 2).


Tabela 2

Desempenho do Partido em Relação à Média e
ao Desvio-padrão dos Partidos
Partido Progressista Brasileiro - PPB
Eleição 2002 - Deputado Federal - AC
Município Média votos acima da Média Desvio-padrão acima do Desvio-padrão Soma Média com Desvio-padrão Índice acima da Soma da Média com Desvio-padrão
Rio Branco 8592,5 1,63 8974,21 1,52 17566,71 0,29
Cruzeiro do Sul 1819,63 1,88 2218,01 1,37 4037,64 0,30
Mancio Lima 348,56 4,82 511,15 2,97 859,71 1,36
Senador Guiomard 606,75 1,48 813,54 0,85 1420,29 0,06
Sena Madureira 873,31 0,45 897,05 0,41 1770,36 -0,28
Rodrigues Alves 247,13 3,92 342,63 2,55 589,76 1,06
Placido de Castro 475,94 1,39 583,87 0,95 1059,81 0,07
Xapuri 411,44 1,46 638,3 0,58 1049,74 -0,04
Porto Acre 361,38 1,31 400,3 1,08 761,68 0,09
Tarauaca 696,63 -0,21 777,58 -0,30 1474,21 -0,63
Jordao 105,88 3,92 156,18 2,34 262,06 0,99
Acrelandia 309,25 0,44 369,85 0,21 679,1 -0,34
Bujari 190,44 1,01 229,36 0,67 419,8 -0,09
Manuel Urbano 166,06 1,13 180,19 0,96 346,25 0,02
Feijo 562,69 -0,38 1257,63 -0,72 1820,32 -0,81
Brasileia 588,56 -0,41 1328,53 -0,74 1917,09 -0,82
Epitaciolandia 306,69 0,10 572,67 -0,41 879,36 -0,62
Capixaba 169,25 0,62 225,45 0,22 394,7 -0,31
Marechal Thaumaturgo 200,63 0,25 288,98 -0,13 489,61 -0,49
Assis Brasil 160,06 0,44 326,94 -0,30 487 -0,53
Porto Walter 174,75 -0,19 223,82 -0,37 398,57 -0,65
Santa Rosa 42,38 0,01 68,84 -0,38 111,22 -0,61


3. Competição Eleitoral
As variáveis que medem a competição eleitoral são a fragmentação eleitoral (Fe) e o número de partidos efetivos (Ne). Estas indicam o nível de concentração de votos ou dispersão eleitoral, ou seja, dizem em quantas partes se fragmentou o eleitorado e o número de partidos relevantes que conseguiram abarcar a maioria dos votos.

Trata-se de uma análise relativamente simples, pois basta comparar a colocação do partido na eleição, no município, com os indicadores de fragmentação e o número de partidos que efetivamente aglutinaram a maioria dos votos, averiguando se a colocação do partido está na faixa do número de partidos efetivos (Ne).

Podem-se caracterizar os valores do Ne em quatro níveis:

alta concentração eleitoral (valores abaixo de 4,4);
baixa concentração eleitoral (valores abaixo de 4,5 a 6,5);
baixa dispersão eleitoral (valores entre 6,6 e 11,1); e
alta dispersão eleitoral (valores acima de 11,2).
Nos Municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Mancio Lima, Senador Guiomard, Rodrigues Alves, Placido de Castro, Porto Acre, Jordao, Manuel Urbano houve baixa concentração de votos em torno do partido.

O PPB se manteve competitivo, fazendo parte do grupo dos candidatos efetivos que aglutinaram a maioria dos votos. (Vide tabela abaixo).



Tabela 4

Nível de Fragmentação Eleitoral (Fe) e
Número de Partidos Efetivos (Ne)
Partido Progressista Brasileiro - PPB
Eleição 2002 - Deputado Federal - AC
Município Colocação %Contribuição Índice acima da soma da Média c/Desvio-padrão Fe Ne
Rio Branco 2º 55,03% 0,29 0,87 7,69
Cruzeiro do Sul 3º 12,78% 0,30 0,84 6,25
Mancio Lima 1º 4,94% 1,36 0,80 5,00
Senador Guiomard 3º 3,67% 0,06 0,83 5,88
Sena Madureira 6º 3,08% -0,28 0,87 7,69
Rodrigues Alves 1º 2,96% 1,06 0,82 5,56
Placido de Castro 2º 2,77% 0,07 0,84 6,25
Xapuri 2º 2,46% -0,04 0,79 4,76
Porto Acre 3º 2,03% 0,09 0,86 7,14
Tarauaca 6º 1,33% -0,63 0,86 7,14
Jordao 1º 1,27% 0,99 0,80 5,00
Acrelandia 5º 1,09% -0,34 0,85 6,67
Bujari 4º 0,93% -0,09 0,85 6,67
Manuel Urbano 4º 0,86% 0,02 0,87 7,69
Feijo 5º 0,85% -0,81 0,63 2,70
Brasileia 4º 0,84% -0,82 0,62 2,63
Epitaciolandia 4º 0,82% -0,62 0,72 3,57
Capixaba 4º 0,67% -0,31 0,83 5,88
Marechal Thaumaturgo 4º 0,61% -0,49 0,81 5,26
Assis Brasil 3º 0,56% -0,53 0,68 3,13
Porto Walter 7º 0,34% -0,65 0,83 5,88
Santa Rosa 5º 0,10% -0,61 0,77 4,35


4. Conclusão
Analisando-se os redutos do PPB e levando-se em conta os índices de expressão de sua força, tem-se uma idéia dos municípios onde obteve melhor performance, são eles: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Mancio Lima, Senador Guiomard, Rodrigues Alves, Placido de Castro, Porto Acre, Jordao, Manuel Urbano.

Os demais municípios expressam a força do PPB que, por estar colocado entre os candidatos efetivos, manteve a sua competitividade, mas em menor intensidade, devido aos padrões de fragmentação eleitoral e ao número de partidos que disputaram o pleito.

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