segunda-feira, 30 de agosto de 2010

eleição 2010

Candidatos a Governador – Pedidos Deferidos
30, agosto, 2010
Sem comentários Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 170 candidatos inscritos para o cargo de governador junto às próximas eleições de outubro, 132 estão com seus pedidos deferidos para concorrerem às vagas, o que corresponde a 77,6% de aprovação.

O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com maior número de pedidos de candidaturas a governador, com dez solicitações no total, seguido pelo Piauí, que registrou nove pedidos. Já o estado com menor pedidos de registros de candidatura para governador foi Tocantins, com apenas duas solicitações.

Dentre os que aguardam julgamento de recursos estão 13 pedidos deferidos onde há questionamentos sobre a decisão e 17 solicitações negadas.

Por Elizabeth Preático

Fontes: Band, Diário de Canoas

Admin
Candidatos, Eleições 2010, Governador, Governo
Pesquisa Vox Populi – Intenções de Voto para o Governo da Bahia
30, agosto, 2010
Sem comentários Neste último domingo, 20 de agosto de 2010, pesquisa realizada pelo Vox Populi e divulgada no Jornal “A Tarde” revelou que Jaques Wagner, candidato do PT à reeleição para governador do Estado da Bahia nas próximas eleições de outubro deste ano, possui atualmente 46% das intenções de voto dos eleitores.

Isto garantiria ao candidato petista uma vitória ainda no primeiro turno, de acordo com a pesquisa. Em segundo lugar na preferência do eleitorado ficou o candidato do DEM Paulo Souto, com 17%, seguido pelo candidato Geddel Vieira Lima, do PMDB, com 11% das intenções de voto. O candidato do PV, Luiz Bassu, ficou em quarto lugar, com 1%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 de agosto deste ano.

Por Elizabeth Preático

Fontes: Band, Correio da Bahia

Admin
1º Turno, Bahia, Governo, Intenções de Voto, Jaques Wagner, Notícias, Pesquisa Vox Populi, Pesquisas
Propaganda Eleitoral – Tiririca recebe Críticas de Aloizio Mercadante
30, agosto, 2010
Sem comentários Como ocorre em todas as propagandas eleitorais gratuitas na televisão, há candidatos que ilustram, mesmo em poucos segundos, propostas mais sérias, baseadas nas principais deficiências dos municípios, estados ou país, ou então as mais descontraídas, levando certo clima humorístico à política.

O nome que mais tem aparecido, nesse último sentido, é o do cantor Tiririca, pois em todas as oportunidades emitiu, por exemplo, os dizeres “Tiririca, pior que tá não fica”, “Você sabe o quê faz um deputado federal? Na realidade eu não sei, mas vote em que eu te conto”. Pois bem, seu jeito despojado de se expressar, até condizente com a proposta profissional anterior à política, incomodou o candidato ao Governo de São Paulo Aloizio Mercadante, do PT, pois a legenda pela qual atua é coligada com o partido do humorista, o PR.

Para o petista, Tiririca deve mudar seu enfoque ou, então, o Partido da República precisa retirar seu nome da propaganda na televisão. Mercadante avalia a representatividade do candidato do PR como uma anticandidatura, quando na verdade um discurso deveria ser dirigido séria e republicanamente, com objetivos e principalmente responsável.

Ao que tudo indica, de acordo com o Estadão, Mercadante afirmou que o PR acatará sua solicitação, não a de retirar o nome de Tiririca, mas de modificar seu foco.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Admin
Aloizio Mercadante, Candidatos, Crítica, Críticas, Eleições 2010, Notícias, Programa Eleitoral, São Paulo, Tiririca
Governo de São Paulo – Propostas do candidato Celso Russomanno
30, agosto, 2010
Sem comentários As eleições ao governo de São Paulo têm um nome em evidência no atual momento: Geraldo Alckmin, do Partido da Social Democracia Brasileira, que venceria o pleito de outubro caso ele ocorresse nesta semana, porque segundo a última pesquisa Datafolha detém, sozinho, 54% das intenções de votos entre os paulistas.

Ao seu encalço figura o oposicionista Aloizio Mercadante, do Partido dos Trabalhadores, com 20% da preferência, seguido por Celso Russomanno, do Partido Progressista, com 7% – ambos de acordo com a Datafolha. Para tentar diminuir a ampla vantagem do peessedebista, o último candidato citado tem afirmado que uma de suas pretensões é abafar as tarifas dos pedágios nas rodovias do Estado em até 30%.

Russomanno, para fomentar ainda mais seu posicionamento, admite romper contratos com as concessionárias caso a manutenção nas estradas, estabelecida em tratados, não estiver acontecendo – embora assevere que não tomaria atitudes em relação a todos os contratados, pois o intento poderia quebrar São Paulo.

Um assunto polêmico adotado nos últimos anos foi endossado pelo candidato do PP, de acordo com a Band Online. Trata-se da restrição imposta aos transportadores de cargas, que segundo ele deveriam ter maiores estímulos para trafegar no Rodoanel, não fosse diretamente a cobrança de tarifas por meio de pedágios para o tráfego na via.

A expansão do Metrô, uma das bandeiras mais importantes dos tucanos, foi duramente repreendida por Russomanno; acredita que a ampliação atual deve ser levada a Guarulhos e cidades do ABC – nas entrelinhas de seu discurso, o governo peessedebista concentra as atividades em regiões específicas.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Admin
Candidatos, Celso Russomanno, Governo, Intenções de Voto, Propostas, Propostas Políticas, São Paulo
Pesquisa Governo de Pernambuco – Eleições 2010 – Datafolha
27, agosto, 2010
Sem comentários A pesquisa Datafolha para a corrida eleitoral no estado de Pernambuco, divulgada nesta sexta-feira, aponta o candidato Eduardo Campos, do PSB, como favorito ao cargo estadual. De acordo com o levantamento, Campos possui 67% da preferência dos eleitores pernambucanos, contra 19% do senador Jarbas Vasconcelos, do PMDB, que ocupa a segunda posição na apuração.

De acordo com a pesquisa, que foi encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela Rede Globo, se as eleições fossem hoje o candidato do PSB seria eleito no primeiro turno. Na última pesquisa, divulgada em 13 de agosto, o candidato do PSB aparecia com 63% das intenções de voto, contra 21% de Jarbas.

Foram ouvidas 1.080 pessoas pelo Datafolha entre os dias 23 e 24 de agosto em todo o estado. A margem de erro d pesquisa é de três pontos percentuais.

Por Luana Neves

Admin
Pernambuco, Pesquisa, Pesquisa DataFolha, Pesquisa Eleitoral
Pesquisa Governo Minas Gerais (MG) – Eleições 2010 – Datafolha
27, agosto, 2010
1 comentário O candidato do PMDB ao governo do estado de Minas Gerais, Hélio Costa, aparece na liderança pelo cargo na pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, eoncomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela Rede Globo.

De acordo com a pesquisa, o candidato do PMDB possui 43% das intenções de voto dos eleitores mineiros, contra 29% do segundo colocado, o atual governador do estado, Antonio Anastasia, do PSDB.

Os candidatos Fabinho (PCB), Luiz Carlos (Psol), Pepê (PCO), Vanessa Portugal (PSTU), Zé Fernando Aparecido (PV) e Edilson Nascimento (PTdoB) aparecem com 1% das intenções de voto.

Segundo o Datafolha, a margem de erro da pesquisa em Minas Gerais é de três pontos percentuais.

Por Luana Neves

Admin
Minas Gerais, Pesquisa, Pesquisa DataFolha, Pesquisa Eleitoral
Dilma Rousseff – Compromissos Públicos Reduzidos
27, agosto, 2010
Sem comentários Mesmo antes da divulgação do resultado da última pesquisa do Instituto Datafolha, que apontou a candidata à presidência da república pelo PV, Dilma Rousseff com vinte pontos de diferença em relação ao candidato José Serra, do PSDB, os organizadores de sua campanha resolveram diminuir suas aparições públicas para evitar possíveis problemas com imprevistos.

Mas, mesmo com menos atividades em sua agenda a partir deste final de semana, a candidata continuará tendo compromissos diários, como garantia de sua aparição na TV, porém, estará mais focada nas gravações de seu programa eleitoral.

A estratégia foi feita para evitar desgastes desnecessários da candidata durante a campanha, já que a mesma se encontra em um bom momento eleitoral.

Por Elizabeth Preático

Fonte: Folha de São Paulo

Admin
Agenda, Dilma Rousseff, Notícias
Pesquisa Governo de São Paulo – Eleições 2010 – Datafolha
27, agosto, 2010
2 comentários O candidato Geraldo Alckmin, do PSDB, se mantém na liderança na corrida eleitoral para o governo de São Paulo, de acordo com pesquisa divulgada nesta sexta-feira pela Folha de S. Paulo. De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto Datafolha, Alckmin possui 54% das intenções de voto dos eleitores paulistas.

O candidato do PT, Aloizio Mercadante, aparece com 20% da preferência dos eleitores e Celso Russomano, do PP, tem 7% das intenções de voto. Se as eleições acontecessem hoje, o candidato do PSDB venceria no primeiro turno.

Paulo Skaf, do PSB, teve 3% dos votos na pesquisa e os candidatos Fábio Feldmann (PV), Paulo Búfalo (PSOL) e Mancha (PSTU) foram lembrados por 1% dos eleitores cada um.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

Por Luana Neves

Admin
Pesquisa, Pesquisa DataFolha, Pesquisa Eleitoral, São Paulo
Pesquisa Datafolha – Governo do RS – Eleições 2010
27, agosto, 2010
Sem comentários A pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira pelo jornal Folha de S.Paulo, mostra que o candidato Tarso Genro, do PT, lidera as intenções de voto ao governo do estado do Rio Grande do Sul. Segundo o Datafolha, o candidato possui 42% das intenções de voto dos eleitores riograndenses.

O candidato ao governo do estado José Fogaça (PMDB), aparece em segundo lugar, com 27% da preferência dos eleitores entrevistados. Yeda Crusius, do PSDB, que tenta a reeleição, aparece apenas na terceira posição, com 14% das intenções de voto.

Na pesquisa anterior feita pelo Datafolha, a diferença entre o primeiro e o segundo candidato ao governo do Rio Grande do Sul era de 11 pontos percentuais.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.

Por Luana Neves

Admin
Pesquisa, Pesquisa DataFolha, Pesquisa Eleitoral, Rio Grande do Sul
Pesquisa Governo RJ – Eleições 2010 Datafolha
27, agosto, 2010
Sem comentários O atual governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do PMDB, lidera a corrida eleitoral no estado, de acordo com pesquisa divulgada nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Datafolha. Segundo a pesquisa, que foi realizada entre os dias 23 e 24 de agosto, Cabral possui 56% das intenções de voto dos eleitores cariocas.

O deputado Fernando Gabeira, do PV, que também disputa o cargo de governo estadual, tem 17% da preferência dos eleitores. Eduardo Serra, do PCB, Cyro Garcia, do PSTU e Fernando Peregrino, do PR, possuem 2% das intenções de voto.

A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela Rede Globo e contou com a participação de 1.250 entrevistados no Rio de Janeiro. De acordo com o Datafolha, a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.

Por Luana Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário