quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Análise Geral: Corrida 2010 – Nova pesquisa Ibope apontaria Dilma e Serra empatados tecnicamente, com Dilma à frente


Está correndo a informação de que a nova pesquisa Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apresentará um resultado de empate técnico entre o Governador José Serra e a Ministra Dilma Rousseff.

Além disso, aparentemente, Dilma já estaria matematicamente na frente, embora ainda empatada com Serra tecnicamente, por conta da margem de erro da pesquisa.

É uma informação a ser conferida, mas parece que os dados que serão divulgados em breve comprovarão realmente este furo. A pesquisa teria sido feita no início de março.

É dito por todos os entendidos que, dentro do ninho tucano, isso já era esperado, embora a previsão fosse a de que Dilma ultrapassaria Serra, por conta da grande exibição na mídia ao lado de Lula, apenas no início de abril.

Seja verdade ou não que o PSDB já estava preparado para a perda da dianteira, o fato é que se por um lado José Serra não tem mais espaço nenhum para recuar e será mesmo o candidato a Presidente tucano, por outro, o fato de Dilma ultrapassar Serra anima a militância petista ao mesmo tempo em que desanima a tucana, além de, principalmente, gerar um aumento da perspectiva de poder do lado governista que, por si, causa efeitos positivos.

A equipe de Serra confia que, ao sair do governo por ter que se desincompatibilizar para concorrer ao Planalto, Dilma estagnará por conta de, compulsoriamente, sair um pouco de debaixo dos holofotes.

Aí, Serra e Dilma estariam emparelhados e a campanha, a partir de junho, decidiria tudo.

Do lado tucano, defende-se a tese de que José Serra é um candidato muito mais robusto e experiente e que, por isso, levará vantagem na campanha.

Já do lado petista, acredita-se que a popularidade de Lula e o desejo de continuidade dos brasileiros bastam para operar o milagre de eleger Presidenta uma mulher que nem vereadora foi.

Serra terá o desafio de ser anti-Dilma sem ser anti-Lula. Dilma terá o desafio de se mostrar ao eleitorado como alguém que merece e tem capacidade e trajetória para ser Presidente.

Quem se sair melhor no seu desafio leva.

A ver.
Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário