domingo, 5 de setembro de 2010

Enviado por Guilherme Amado -
04.09.2010
| 17h58m
A tropa do fuzil e do batom
Core tem a primeira equipe de elite formada só por mulheres

O kit de maquiagem deixado meio de lado no canto da mesa denuncia que aquela sala não é só mais uma repartição da Polícia Civil. O salto alto que bate no assoalho também acusa. Sem contar o cheiro de perfume doce no ar. Aquele é um reduto de mulheres. Mas ai de quem vier com gracinha ou piada machista para cima delas. A primeira tropa de elite feminina do Rio não está de brincadeira.

A policial Lilian Alho: unhas vermelhas, mas sem abertura para piadinha machista - Foto de Wania Corredo

O treinamento começou no início do ano. De olho na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, a Coordenadoria de Operações Especiais (Core) recrutou um grupo de 23 inspetoras e uma comissária de polícia para aprender as mesmas técnicas dos homens da unidade.

Muitas delas estavam em funções burocráticas em diversas delegacias. Reunidas na Core, estão sendo treinadas para se tornarem policiais completas, tanto do ponto de vista da investigação quanto do lado operacional.

As lições do Curso de Operações Policiais Femininas são passadas por policiais homens. Só as aulas de luta são deixadas de fora. Aprendem apenas defesa pessoal. De resto, são dias e mais dias de aulas de tiro, exercícios físicos, invasão de ambientes fechados e emboscadas. Tudo com pistolas ponto 40 e fuzis M-16. E nem adianta vir com piadinhas do tipo "não deixa a unha quebrar".

Tatuada e com porte de quem gasta horas na academia, a inspetora Andréa Carregal nem pode ouvir essa história. Rebate de cara: policial mulher é tão eficiente quanto homem:

— Os dois conseguem fazer quase as mesmas coisas. É claro que, numa operação, deve-se misturar os dois sexos, porque a mulher tem uma formação física diferente. É uma questão genética.

Nas futuras operações, a ideia é mesclar homens e mulheres:

— As revistas em mulheres, por exemplo, só podem ser feitas por nós.

Leia também:

Tropa feminina da Core tem foco em Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016
Links Patrocinados
Curso de Coaching ICIÚnico Curso do Brasil Indicado pela Federação Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário