quinta-feira, 16 de setembro de 2010

* Política * Literatura * Entrevistas * Artigos Busca em todo o site Buscar 27 de agosto de 2010 às 20h56min Ibope: famiglia Sarney


Caso a fonte que acaba de falar comigo não esteja equivocada, mais uma vez vai ser confirmada a manipulação de pesquisas pela famiglia Sarney.

Publiquei aqui, o leitor pode confirmar em post mais abaixo e em outro de ontem, que a famiglia Sarney morre de medo de um segundo turno com o candidato Flávio Dino.

Mostrei, por exemplo, que nenhum candidato que diz estar em primeiro lugar disparado em pesquisas parte para o ataque a quem se encontra em longínquo segundo lugar. Foi o que fez Roszeana Sarney no horário eleitoral. Partiu para atacar Jackson Lago, justo ela que Duda Mendonça tenta mostrar como a Lulinha paz e amor de saia.

Por quê, questionei?

Em primeiro lugar, em conversa com um deputado da coligação da filha do coronel Sarney, tive a confirmação: “Claro que eles sabem que vai ter segundo turno”.

E o deputado esclareceu:

- Eles não querem o segundo turno com Flávio Dino.

Escrevi, então, que na teoria deles – embora falte combinar com o eleitor – Jackson Lago perde no segundo turno, porque embora tenha o que mostrar, também tem o que ser contestado. Com Flávio, não. Nunca esteve à frente do Executivo , depois de juiz federal, foi ser deputado federal e sempre entre os quatro melhores do Brasil. Dizer o quê? Além do mais, Dino carrega a forte imagem do novo e da mudança.

Também em post mais abaixo, mostrei a conversa com representantes da coordenação dos dois mais competitivos oposicionistas. O da coordenação de Flávio Dino questionou: “Será que desta vez eles não vão manipular os dados do Ibope, que sempre manipularam?”

Pois bem, acabo de falar com um amigo jornalista. Diz-me ele: “Roseana está disparada”. Perguntei-lhe: “São dados da pesquisa Ibope?” E ele confirmou e me deu os seguintes dados:

Roseana Sarney: 47%

Jackson Lago: 25%

Flávio Dino: 13%

E só o candidato Marcos Silva pontua entre os nanicos com 1%.

Se o meu amigo jornalista não estiver errado, aí estão mentiras insanáveis. Vamos a elas.

Nas pesquisas registradas, Roseana Sarney tem aparecido com 50% e 49%. Jackson Lago com os 25%, que todos sabem que ele tem cristalizados, e Flávio Dino com a média de 17%.

Se ela caiu três pontos percentuais, esses pontos foram para um outro candidato. Pelo Ibope, conforme o que me repassou o amigo, não foram para ninguém, se perderam no espaço. Pior: Flávio Dino que veio de 12%, passou para 16%, foi para 17% e apareceu na última vez com 18%, caiu para 13%. Qualquer marqueteiro de beira de esquina perguntaria: por quê? É verdade, não houve um fato que abalasse a candidatura de Dino, então por que ele perderia pontos? Só a famiglia que já criou um morto na eleição de 1994, que depois descobriu-se vivíssimo, pode explicar.

Como disse uma vez o ex-Ricardo Murad, Roseana Sarney é uma farsa. E uma vez farsa, sempre farsa.

P.S: Ao se confirmarem os números do Ibope repassados ao blog pelo amigo jornalista, deixo a palavra com o jornalista Luís Cardoso. Ele foi entrevistado para a pesquisa Ibope, o entrevistador disse-lhe que a rejeição a Roseana Sarney era grande e que em São Luís ele e os entrevistadores com quem falava sabiam que Flávio Dino em São Luís estava disparado. Pedi a Cardoso que retirasse o post, porque o entrevistador não podia ter esse tipo de conversa com o entrevistado, no que fui prontamente atendido. Mais um detalhe: em conversa na quarta-feira com o responsável pela propaganda de Jackson Lago, disse-lhe: hoje Roseana Sarney não tem mais que 47%. Disse-lhe que Jackson devia ter os 25% já cristalizados e que Dino já teria passado dos 20%. Acertei os números de Roseana e de Jackson, a famiglia Sarney precisa explicar a queda improvável de Flávio Dino.;

Nenhum comentário:

Postar um comentário